segunda-feira, julho 04, 2011

Mensagem do Bispo eleito ao Povo de Deus da Prelazia de Coari

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura (Mc 16,15)... Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,20)

Ao Administrador da Prelazia de Coari (AM), Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR, o incansável bom pastor desta terra por décadas, aos presbíteros, (diáconos), religiosos, sobretudo, aos meus confrades missionários redentoristas, religiosas, seminaristas e ao povo amado de Deus que está em Coari (AM).

É com grande alegria que me dirijo a todos Vós, neste dia, quando a Providência de Deus chamou-me para ser bispo da Prelazia de Coari, no coração da Amazônia. Agradeço a confiança da Igreja que, através do Santo Padre, o Papa Bento XVI, me confia tão nobre e desafiadora missão.

A minha saudação vai de modo todo especial, a Sua Excelência Dom Gutemberg Freire Régis, CSSR, que há anos está guiando, com zelo e dedicação afonsiana, o povo de Deus na Prelazia de Coari. Gostaria de contar com a sua colaboração e ajuda como bispo e como redentorista.

Ainda não estive na cidade de Coari e nos outros municípios que fazem parte da Prelazia. Não conheço ainda a realidade da Prelazia. Sei que terei muito que ouvir, dialogar, aprender com cada um de vocês e me inculturar. Por isso venho como discípulo missionário do Redentor! Recebi a nomeação com surpresa. O novo é desafio, o novo é desconhecido e por isso gera certa insegurança. No entanto, sei que o Espírito de Deus não me faltará com sua divina graça (Sl 23,1).

Cada vez que leio sobre a história passada e atual da cidade de Coari e das outras que compõem a nossa Igreja Particular, o meu coração se alegra. É belíssima a história passada, rica a sua cultura indígena e promissores os tempos de hoje e os dias futuros... Fico feliz e orgulhoso que a Igreja de Coari tem se mostrado terreno propício para a semente do Evangelho que restaura o mundo e faz germinar o Reino de Deus, a civilização do amor e da vida em abundancia (Jo 10,10).

Tenho firme esperança de que Aquele que me confiou o pastoreio desta Igreja continuará a acompanhar de perto a sua história, capacitando a mim e a todos vocês para semearmos o seu pequeno grão, a sua semente de amor, justiça e paz! Por isso junto com o bem-aventurado João Paulo II, digo: “Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo!”. Invoco a intercessão do Anjo Bom do Brasil, a bem-aventurada irmã Dulce para que saibamos descobrir o rosto de Jesus Cristo em cada pessoa humana. Como não se lembrar da Irmã Serafina (Noeme) Cinque “O Anjo da Transamazônica”, com a sua frase preferida: “Como Deus é bom!”

Igreja existe para evangelizar (Papa Paulo VI). Para isso precisamos da comunhão e da participação de todos. A construção da comunhão eclesial é a chave da missão. Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor (Sl 62,6-7), porque n’Ele a redenção é abundante (Sl 130,7). Porém, gostaria de contar, na obra da evangelização, com a colaboração de todos. Conto, de maneira muito especial, com os caríssimos irmãos presbíteros. Conto com os religiosos e as religiosas. Conto com todos os agentes de pastoral, as lideranças de nossas comunidades, pastorais e movimentos. Conto com as crianças, com a juventude e com o mundo da academia e da cultura. Conto com a sabedoria das pessoas da zona rural. Conto com os doentes, pequenos e mais humildes. Conto, enfim, com todas as pessoas de boa vontade, sejam elas católicas ou não, mas que estejam dispostas a viver os valores do amor, da fraternidade, do perdão e da paz. Conto com a ajuda de todos na construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais feliz e solidária.

Venho até vocês como um irmão entre irmãos: “Para vós sou bispo; convosco sou cristão” (S. Agostinho). Venho com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento da Santíssima Trindade, na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja. Que possamos crescer como comunidade fraterna dos discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo. Venho até vocês, que moram na beira dos rios, lagos e igarapés, levando o tesouro da Copiosa Redenção (Sl 130,7).

Invoco a presença do Espírito Santo e a abundância de seus dons: “Vem Espírito Santo, vem, e transforme a face da terra, da nossa terra da Prelazia de Coari (AM)” (At 2,1-12).

Desde já rezo por cada um de vocês, aguardando o momento de encontrá-los, no dia da posse. Rezem também por mim!Tenho certeza que juntos poderemos crescer na amizade e na comunhão eclesial e, em clima de diálogo e de oração, dar cada passo na nova etapa da nossa caminhada.

Deus os abençoe, Santa Ana e São Sebastião, padroeiros da Prelazia de Coari, lhes obtenham de Deus as graças e as bênçãos de que necessitam. Que Maria, a Estrela da Nova Evangelização, Nossa Senhora da Amazônia lhes cubra com seu manto sagrado.

Com minhas orações e benção

Marcos Piatek, CSSR

Bispo eleito de Coari (AM)

Nenhum comentário: