terça-feira, abril 17, 2012


Paróquia Sant’Ana e São Sebastião - Coari


Março de 2012, foi um mês bastante movimentado na Paróquia Sant’Ana e São Sebastião de Coari.

Iniciou-se a Catequese em todas as Comunidades Urbanas com grande número de crianças e adolescentes para as várias fases. A Irmã Terezinha, Mensageira do Amor Divino, está acompanhando os catequistas e ajudando-os no conteúdo e organização dos encontros.

Dom Marcos Piatek, Bispo da Prelazia, dirigiu o Retiro para os Catequistas e Liturgistas das Comunidades Urbanas nos dias 10 e 11. Também os Coordenadores das mesmas Comunidades, das Pastorais e dos Movimentos existentes na Paróquia tiveram a oportunidade de se retirar sob a orientação do Pe. José Afonso Tremba, Missionário Redentorista de Manaus. Nos dias 24 e 25 de março. Os dois encontros tiveram início ás 08 horas da manhã do sábado e foram encerrados às 16 horas do domingo. Todos os participantes retornaram para casa com desejo de “quero mais”.

A Equipe de Evangelização Rural realizou 4 viagens de visita ás Comunidades do interior: dias 01 e 02 marcaram o encerramento das visitas ao Alto Solimões II; dias 13 e 14 Dom Marcos Piatek e Pe. João Batista foram às Comunidades do Baixo Solimões I; Pe. Aureomar e Pe. Marino visitaram o Baixo Solimões II, juntamente com a Irmã Terezinha no período de 20 a 23; já as comunidades do Codajás Mirim e Rio Piorinin tiveram sua visita de 28 a 31 de março.

Quatro reuniões foram realizadas com as pessoas que se interessaram por iniciar a formação de um Grupo de Escoteiros na Paróquia. A última delas contou com a participação de Cleudsom Oliveira e Silva, Escoteiro da União dos Escoteiros do Brasil na Região Norte do Brasil. Ele explicou em que se fundamenta o movimento de escotismo e quais são os procedimentos necessários para que o Grupo esteja de acordo com as determinações da Entidade. Muito provavelmente em abril, os interessados iniciarão as inscrições para as crianças e adolescentes que queiram tomar parte no grupo.

O fato negativo na Paróquia ficou por conta de um grupo político que fez comício no interior da catedral na tarde do sábado, dia 17. O fato foi amplamente noticiado via INTERNET e causou desconforto para alguns fiéis que procuraram o pároco e o bispo e manifestaram seu protesto pelo acontecido. Infelizmente foi mais um dos muitos acontecimentos que poderiam ter sido evitados se as pessoas envolvidas tivessem cumprido o que disseram para o pároco quando foram solicitar que deixassem a igreja aberta para que um determinado político coariense pudesse visitá-la juntamente com seus correligionários.

Pe. João Batista de Almeida - Pároco

Nenhum comentário: