quarta-feira, agosto 08, 2012

Bilhete do Bispo

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE ADEILSON DE SOUZA VIEIRA


A Prelazia de Coari, que está no coração do Amazonas, foi mais uma vez agraciada por Deus! A oração: “Deus nosso Pai, a Prelazia de Coari precisa de padres...”, que rezamos há mais de 40 anos em todas as celebrações, foi ouvida!


No dia 12 de maio de 2012, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, foi ordenado presbítero da Igreja Católica o diácono Adeilson de Souza Vieira, filho daquela terra. A solene liturgia da ordenação presbiteral, que iniciou às 19 horas, foi presidida por Dom Marcos Piatek, Bispo da Prelazia de Coari e, concelebrada por mais de 20 sacerdotes e religiosos. Além do clero da Prelazia de Coari e vários sacerdotes amigos de Adeilson, estavam presentes: o Provincial dos Missionários Redentoristas de Manaus Pe. Zenildo Luiz Pereira da Silva, o Secretário Executivo da CNBB Norte I Pe. Zenildo Lima da Silva e o Reitor do Seminário São José da Arquidiocese de Manaus Pe. Olindo Furlanetto. As Irmãs Religiosas das diversas Congregações estavam rezando junto conosco naquela noite copiosamente abençoada por Deus.  Vieram, além dos nossos seminaristas, muitas pessoas não só da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, mas também representantes de todas as Paróquias que compõe a nossa Prelazia. Os pais e as duas irmãs do candidato ao presbiterado estavam acompanhando-o com as suas orações. 


Na sua pregação Dom Marcos Piatek, destacou a teologia do sacerdócio explicando como nasce na liturgia um novo sacerdote e apresentou algumas marcas características da identidade sacerdotal. Terminando a sua reflexão convidou o diácono Adeilson para ser discípulo missionário de Jesus Cristo trilhando o caminho da santidade. 


No final de uma linda liturgia, o recém ordenado, padre Adeilson, apresentou brevemente a sua trajetória vocacional como criança, depois como vendedor de picolé, pescador, lavrador... e seminarista. Uma bonita vocação nascida e desenvolvida no meio do nosso povo amazonense. Agradeceu aos seus pais, formadores, paróquia, amigos e a Dom Gutemberg que confiou na sua vocação sacerdotal na nossa Prelazia.


Terminada a linda liturgia da ordenação sacerdotal todos foram convidados a participar da confraternização. A festa de recepção foi muito bonita e contou com a participação de muitas pessoas.

No dia seguinte, padre Adeilson de Souza Viera celebrou a sua Primeira Missa na sua comunidade natal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde agradeceu a Deus pelo dom de seu sacerdócio.

A todos que rezaram, apoiaram e empenharam nos preparativos, tanto a ordenação sacerdotal quanto a recepção, o nosso agradecimento e os nossos parabéns!

+ Dom Marcos Piatek, C.Ss.R.


Nenhum comentário: