quarta-feira, novembro 07, 2012

Paróquia Cristo Libertador - Manacapuru

PRÉ– ASSEMBLÉIA

Em vista de iniciar o planejamento pastoral para o ano de 2013, nossas lideranças estiveram reunidas na Pré-Assembléia, no dia 3 de setembro. Após a oração ouvimos o relato de Graça Palheta e Lucenilde Figueredo acerca do Congresso de Animação Bíblico Regional; ouvimos também com Imaculada, o resultado da Pesquisa Avaliativa feita com o povo e os agentes de nossas comunidades; foi apresentada a prestação de contas paroquial até o mês de junho e o calendário básico de atividades para 2013. Cada comunidade foi incentivada a iniciar suas atividades e seus planejamentos pastorais.
 
GRITO DOS EXCLUÍDOS

Com o tema A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR e o lema “Queremos um Estado a serviço da Nação que garanta direito a toda população”, nós paroquianos de Cristo Libertador realizamos o Grito dos Excluídos. No dia 7 de setembro, às 6h00, saímos de frente à Igreja Nossa Senhora das Dores com representantes de todas as comunidades, a Fanfarra da Escola José Mota e alguns paroquianos de Nossa Senhora de Nazaré. Percorremos as principais vias de nossos bairros, chamando a atenção para os seguintes temas: saúde pública, moradia, violência contra a mulher, ficha limpa, dentre outros. Obrigado a você que se fez presente.

BATIZADOS

Na missa comunitária de 09/09, duas catequizandas da Comunidade Santíssima Trindade e uma de Nossa Sra. Aparecida receberam o Sacramento do Batismo. Por diversas razões outras crianças não compareceram ficando para a próxima oportunidade.  Agradecemos aos pais, padrinhos, catequistas e a comunidade em geral por esta celebração.

NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES

O tema inspirador para este ano foi “Junto à cruz Maria torna-se Mãe da humanidade”. A cada noite uma comunidade ajudou a celebrar. O arraial foi realizado nas primeiras duas noites e o bingo foi realizado no dia 30. Louvado seja Deus por este tempo de tanta alegria e comunhão em nossa comunidade e em nossa paróquia.

VISITA DA COORDENADORA DA PASTORAL DA CRIANÇA

A nova Coordenadora da Pastoral da Criança da Prelazia esteve visitando nossa Paróquia. A jovem Amanda (ou Denise como é conhecida) passou em cada paróquia para conhecer as lideranças da Pastoral da Criança e combinar alguns acertos para o melhor funcionamento dos trabalhos. Que Deus a abençoe.

 GINCANA BÍBLICA

O mês de setembro tem como destaque a Bíblia. Pelo segundo ano consecutivo realizou-se a Gincana Bíblica Paroquial, na Comunidade São José. Os participantes foram orientados pelo regulamento, responderam bem as perguntas; a premiação maior ficou com a Comunidade São Paulo.
(Pe. Raimundo Carvalho Gordiano)

PASTORAL DA JUVENTUDE

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de Setembro, aconteceu no município de Coari-AM, a passagem da Cruz Original e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, depois da peregrinação na Prelazia de Tefé, a Prelazia de Coari vivenciou um momento maravilhoso e inesquecível para todos os cristãos renovarem sua fé, era visível em todos que aquele momento era um momento único na vida e a felicidade estava refletida no sorriso de todos. Houve carreatas pela cidade, com muitos fogos, muita alegria e claro sempre com a participação de muitos fiéis. Durante os 4 dias os jovens presentes participaram de palestras e celebrações voltadas ao Protagonismo Juvenil e a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
O município de Manacapuru foi bem representado por suas duas paróquias, no sábado dia 14/09, durante o show na Praça da Catedral o Pjoteiro Manoel Nerys fez uma participação especial com suas canções, os jovens Pedro Monteiro, Felipe Santos, Márcio José, Gleyson Andrade, Patrícia e Harlem Cristina representaram a Paróquia Cristo Libertador, estes mais uma vez se destacaram por meio de suas ações na animação e mesmo na peregrinação. Nossos Agradecimentos a Deus pelo dom da vida e ao Pe. Gordiano pelo apoio dado aos jovens que vivenciaram este momento.
(Gleyson Andrade)


Nenhum comentário: