quarta-feira, agosto 23, 2006

CURSO FÉ E CIDADANIA

No período de 10 a 21 de julho aconteceu em Manacapuru, a primeira etapa do Curso de Fé e Cidadania. Curso que tem como objetivo formar cristãos para a missão cidadã, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da Política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Nessa primeira etapa tivemos as seguintes disciplinas:

1. Vocação de Moisés, Abraão, Maria e Povo eleito;

2. Vocação e Missão do Leigo;

3. Ensino Social da Igreja;

4. Análise de Conjuntura.

Os participantes num total de 37 eram de todos os municípios da Prelazia (03 de Coari, 09 de Codajás, 03 de Anori, 03 de Anamã, 05 de Beruri, 01 de Caapiranga e 13 de Manacapuru).

Durante as duas semanas do curso foi se construindo um clima muito agradável de convivência, tanto entre os participantes, como também com os professores que ministraram as disciplinas. Ao final da segunda semana era visível a alegria de todos, marcada pela amizade e uma vivência familiar, de uma família cuja marca e o ponto comum era a caminhada de fé que cada um levou para o curso. Além da aprendizagem de novos conteúdos, esse encontro de pessoas de longa caminhada de comunidade com os jovens, trouxe grande enriquecimento.

O desafio agora é ir vencendo as dificuldades que virão para participar das próximas etapas. A segunda será de 08 a 20 de janeiro de 2007.

Agradeço a todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, colaboraram para que essa primeira etapa do curso acontecesse. Que Deus abençoe esta experiência de construção do Reino de Deus no meio de nós!

Pe. Zezinho

Nenhum comentário: