sexta-feira, outubro 21, 2011

A Paróquia da Imaculada Conceição em Anori está alegre!

Louvado seja Deus pela vinda de mais um Missionário para a Prelazia de Coari, Pe. Antônio Silva França!

Durante os quatro meses com a sede paroquial vacante, rezávamos muito pela vinda de um novo Pároco. Veio então, Pe. Wender José da Silva, pároco anterior, que precisou ausentar-se devido a problemas de saúde. Nossa oração era intensa e confiante. Pedíamos que Deus nos enviasse um sacerdote/pastor/missionário. Rezávamos também para que todos nós o acolhêssemos e que ele também nos acolhesse e a nossa cultura.

Acolher não significa apenas festa, fogos e palmas, mas principalmente, acolher as suas orientações e pô-las em prática.

Após quatro meses de espera, no dia 09 de outubro, o Pe. França, assim o chamamos, tomou posse da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Anori, em missa solene presidida pelo Sr. Bispo, Dom Gutemberg Freire Régis. No final da Missa de posse, Nívia Maria Batista, secretária paroquial, em nome de toda a Paróquia, assim dizia:

“Estamos em júbilo pela vinda do Pe. Antônio França que hoje tomou posse desta Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, confiada a ele sob seus cuidados, pelo Sr. Bispo, Dom Gutemberg. Seja bem-vindo, Pe. Antonio, nosso pároco! Conte conosco porque nós contamos com o senhor.

Assim como estamos em júbilo, o nosso coração se entristece ao mesmo tempo porque esta é a última visita de Dom Gutemberg como Bispo da Prelazia de Coari. Foi com o Sr. D. Gutemberg, que aprendemos a conhecer mais a Jesus Cristo e a viver melhor a nossa fé e a nos comprometermos como cristãos com a vida da Igreja pelo Reino de Deus. Foram muitos os aspectos que o senhor deu ênfase como Pastor desta Igreja Local, a Prelazia de Coari. Destacamos alguns: Além da evangelização, que foi a principal, em todos os sentidos apontando sempre a pessoa de Jesus Cristo, tentou construir uma Igreja com rosto próprio, rosto amazônico. Incentivou as famílias a organizarem-se em Comunidades Eclesiais de Base. Procurou incentivar as vocações autóctones na formação do Clero da Prelazia. Proporcionou cursos para a formação de lideranças das comunidades. Animou a organização das Paróquias para obterem autonomia financeira. E outras tantas iniciativas que não foram poucas, como a que sentimos nesses últimos meses, a de Pastor-Pai, em não deixar uma paróquia desamparada, desdobrou-se, fazendo-se presente aqui tantas vezes, para celebrar conosco e nos orientar para melhor nos organizarmos. Deus lhe pague Dom Gutemberg! Pode ter certeza de que a sua vida não foi doada em vão. O que somos devemos ao senhor. E continuaremos pondo em prática tudo o que aprendemos com a sua pessoa.

Dom Gutemberg, o senhor continuará morando em nossos corações. Venha nos visitar sempre que puder. Pois, já estamos sentindo saudades!’’

Continuamos com as mãos ao alto, agora rezando pelo nosso novo Bispo, Dom Marcos Piatek, que no dia 23 de outubro, tomará posse da Prelazia de Coari. Pedimos a Deus que ele tenha saúde e se acostume ao ritmo das águas, ao cheiro da floresta e ao calor dos corações amazonenses.

Nós o aguardamos ansiosos e o acolhemos com muito carinho.

Seja bem-vindo, D. Marcos!

Ir. Cristina Noskoski

Nenhum comentário: