sexta-feira, outubro 21, 2011

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - CODAJÁS

“As Paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fieis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial”. (DA, pg. 86)

Seguindo a dinâmica de avançar firme na caminhada, a Paróquia Nossa Senhora das Graças vivenciou nos meses de setembro e outubro, momentos marcantes de Missão e Evangelização. No período 12 a 16 de setembro, os Grupos de Fé Católica, motivados pelo Mês da Bíblia abraçaram o propósito de refletir acerca da Palavra de Deus na casa das famílias. Alguns grupos tomaram a iniciativa de realizar os encontros nas famílias que ainda não tinham vivenciado essa experiência, por isso ficaram muito agradecidas. Ainda no mês de setembro foi dado um destaque importante na Evangelização da Juventude.

Nos dias 16 e 17/09, aconteceu o Encontrão da Juventude, com a temática: “Drogas e violência contra a Juventude”, assessorado pelo Padre Raimundo Gordiano. Os participantes foram os jovens das Pastorais da Juventude e Vocacional, Crismandos e alguns alunos da Escola Nossa Senhora das Graças, participaram aproximadamente 75 jovens. Como proposta do agir desse encontro, os jovens foram motivados a fazerem uma pesquisa sobre o índice de violência e o consumo de drogas entre os jovens de Codajás. Os índices são alarmantes, por isso, a maioria dos entrevistados relatou a urgência de um bom policiamento e a construção de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos no Município.

No período de 24 de setembro a 04 de outubro, realizamos o Festejo de São Francisco com o tema: “Francisco, jovem livre e feliz sem drogas e sem riquezas”. Este também abordou a temática juventude e drogas. Foi um momento de extrema devoção e participação, dado o número de fieis que participavam das celebrações diariamente. Alguns interessados em saber como lidar com o dependente químico. Na realidade nem nós sabemos, mas temos consciência da necessidade, de ao menos, denunciar essa realidade que atinge a pessoa no nível individual, familiar e social. Assim, destacamos a voz profética do padre Valdivino Araújo que abordou muito bem as temáticas propostas ao longo do novenário. E ainda a participação dos jovens que todas as noites fizeram dramatizações acerca dos temas abordados nas celebrações. Que Francisco, o jovem de Assis, seja inspiração de conversão para a nossa sociedade no caminho de Jesus Cristo. Temos o sonho de brevemente implantar na Paróquia o Grupo do Amor Exigente e as Cáritas para que possamos abraçar as causas sociais de maneira mais organizada. Ainda tivemos os sacramentos da 1ª Eucaristia, Casamentos, Crisma e alguns encontros dos movimentos e pastorais da Paróquia.

Assim a nossa Paróquia segue como uma célula viva, buscando sempre a experiência concreta de Cristo na vida de seus fieis.

(Sílvia Reis – Pela Equipe de Comunicação)

Nenhum comentário: