terça-feira, fevereiro 14, 2012

BILHETE DO BISPO


GRATIDÃO


Esse é o primeiro bilhete do novo bispo da Prelazia de Coari (AM). Nos últimos meses, a Prelazia de Coari (AM), rezava e refletia sobre a frase bíblica: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor” É um texto tirado dos salmos (Sl 118,24-26) e se refere a Jesus Cristo que é o nosso único Salvador (Lc 19,29-40; Mt 21,1-17). A Igreja da Prelazia de Coari aproveitou essa frase para preparar e acolher o seu novo bispo como sucessor dos apóstolos na Igreja Local.

A minha gratidão vai pelas mãos de Dom Gutemberg, a toda a Igreja de Coari. Fico grato pelas orações, pelo clima de religiosidade e pela calorosa acolhida que a mim foi proporcionada, Estou aqui como bispo, enviado pelo Papa Bento XVI, para servir aquele que veio em nome do Senhor: Jesus Cristo.

No dia 23 de dezembro de 2011, se passaram os 60 dias da minha tomada de posse na Prelazia de Coari. Esses dois meses são motivos de gratidão a Deus da minha parte. Já passei rapidamente em todas as paróquias da Prelazia. Crismei centenas de jovens nas nove das dez nossas paróquias e visitei muitos hospitais, casas de detenção, escolas e até vários prefeitos; também conversei com todos os nossos padres, religiosas e seminaristas. Nas paróquias visitadas me encontrei com Conselhos Pastorais e Administrativos e vi o grandioso trabalho dos sacerdotes, religiosas e numerosos leigos engajados na evangelização. Em Manaus me encontrei com Dom Luiz Soares, Arcebispo de Manaus, conversei sobre as nossas Igrejas e agradeci pelo apóio dado aos seminaristas da Prelazia no Seminário Arquidiocesano São José em Manaus. Visitei o Instituto Teológico Pastoral em Manaus (ITEPES) onde estudam os nossos seminaristas.


Antes do Natal participei da 36ª Assembléia da Prelazia de Coari em Codajás com a participação do clero, seminaristas, religiosas e representantes de todas as paróquias, pude experimentar a comunhão eclesial e a riqueza histórica, espiritual e cultural da nossa prelazia nestas quase cinco décadas de sua existência. Foi um espetáculo ver os representantes das paróquias, pastorais, movimentos, sacerdotes, religiosas, chegar de barcos, via Rio Solimões à Cidade de Codajás, para refletir sobre os rumos da nossa igreja. A nossa prelazia se prepara para celebrar o seu Jubileu de Ouro no ano 2013/2014. Através da Assembléia percebi melhor a música que se canta no meio de nós: “Muitos passos já foram dados, muitas vidas também doadas, mas estamos só no começo, de uma nova e longa jornada!”

No ano 2012, teremos se Deus quiser a ordenação de um diácono e um sacerdote para a Prelazia. Louvemos a Deus por isso, porém, continuemos a nossa oração pelas vocações e pelos nossos seminaristas em Coari, Tefé e Manaus.


O ano que vem (2012) é um ano muito importante para a nossa Igreja e para o Brasil. O Edmund Burke dizia: “Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada”. Precisamos trabalhar mais e melhor pelo bem comum! A frase de Martin Luther King nos pode servir de advertência: “O que me preocupa não é o barulho dos maus. O que me preocupa é o silêncio dos bons”.

Depois desses poucos meses posso dizer que evangelizar no coração do Amazonas é um privilégio e por isso sou grato a Deus e à Igreja de Coari que me acolheu com muito carinho e com muita fé.

Estamos iniciando o ano novo com a vida nova, desafios novos, olhar novo. É um presente que Deus nos dá para construirmos o Reino de Deus nesse pedaço de chão. No ano novo precisamos partir de Jesus Cristo, caminhar nos passos do Redentor, sob a proteção terna de Maria e de nossa padroeira Senhora Santana. Sonho com uma Prelazia de Coari bem melhor para todos sem nenhuma exceção!


+ Dom Marcos Piatek, CSsR

Nenhum comentário: