terça-feira, março 13, 2012

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - ANORI


A Riqueza da Igreja Amazônica.

Estou há quase 5 meses em Anori. Para mim, que vim da Região Sudeste do Brasil, está sendo um grande aprendizado. A cada nova experiência me surpreendo mais. Não me refiro apenas às belezas naturais desta Região Amazônica, que em todo momento me fascina. O que mais me surpreende e me encanta é a beleza da Igreja Amazônica. Os costumes, naturalmente, são bem diferentes dos da região de onde vim (São José dos Campos, SP). Mas que beleza como o povo expressa a sua devoção e mostra-se perseverante na fé.

Como não admirar a fé da população ribeirinha, com suas devoções aos santos e que, muitas vezes, espera 1 ano inteiro pela visita do padre ou da equipe pastoral, e ainda assim, persevera na fé. E a alegria que sentem quando chega a equipe pastoral!

Como não admirar a fé dos cristãos leigos que, vencendo todas as barreiras e distâncias, gastam horas ou dias de viagem para participar de uma assembléia, de um curso de formação ou de uma ordenação presbiteral ou diaconal!

Como não admirar a fé dos agentes de pastoral, que mantém viva a ação da Igreja em toda a região, que dedicam-se incansavelmente na obra evangelizadora, dando testemunho do Evangelho.

Como não admirar a fé dos padres, dos religiosos e das religiosas que, com tão poucos recursos, não medem esforços para evangelizar os mais distantes rincões desta região. É uma Igreja abençoada e que age pela força do Espírito Santo e pelo esforço de seus membros.

A Igreja Amazônica é verdadeiramente rica e suas maiores riquezas são o Espírito Santo e seus fiéis, tão fervorosos e zelosos. Agradeço a Graça que Deus me concedeu de poder participar por algum tempo da fé e da vida desta Igreja. Caros irmãos e irmãs da Prelazia de Coari, vocês têm muito a oferecer e a ensinar à Igreja do Brasil e a toda Igreja Católica. Muito obrigado pelo testemunho de fé. Que o Bom Deus os abençoe sempre.

Pe. Antonio Silva França - Pároco

Nenhum comentário: