quinta-feira, março 07, 2013

BILHETE DO BISPO


Nos dias de 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, os Bispos do Regional Norte 1 da CNBB, se reuniram na Prelazia de Coari. Durante os quatro dias os bispos se dedicaram à oração e às reflexões sobre o andamento do Regional. Estavam presentes: Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e Presidente do Regional; Dom Sérgio Eduardo Castriani, o novo arcebispo de Manaus; Dom Eloy Roggia, bispo de Borba; Dom Mário Clemente Neto, bispo Emérito de Tefé; Dom Mário Pasqualotto, bispo auxiliar de Manaus; Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus; Dom Giuliano Frigenni, bispo de Parintins e eu Dom Marcos Piatek, bispo de Coari. Estava também presente o Pe. Zenildo Lima, secretário executivo do regional. Não puderam participar os bispos de Tabatinga, Itacoatiara e São Gabriel.

Não faltou tempo para partilhar a situação de cada igreja local e os momentos de confraternização. 
  
No dia 21 à noite todos os bispos celebraram a solene eucaristia na Catedral de Coari, junto com os padres, seminaristas e muitos fieis. No início da Missa acolhi todos os irmãos bispos e agradeci a presença deles em Coari. 
A Eucaristia foi presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, o novo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, que fez também a homilia.

Para a Prelazia de Coari o encontro dos bispos foi um presente de Deus neste tempo da nossa preparação para o eminente Ano Jubilar dos 50 Anos da nossa prelazia, que começará oficialmente no dia 21 de Julho de 2013 em Manacapuru.

No dia 23 de fevereiro, a Prelazia de Coari, representada na pessoa de seu bispo e dos seminaristas da prelazia que estudam em Manaus, participou da solenidade de “Tomada de Posse” do novo Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp.

A missa contou com a presença de bispos, padres, religiosos(as) e muitos leigos. Segundo a Arquidiocese da capital amazonense, a Missa foi celebrada por 18 bispos, 125 padres e 35 diáconos. Do lado de fora da Catedral, centenas de fiéis acompanharam a missa por telões. 

Durante a cerimônia de posse Dom Luiz Soares Vieira passou o cajado a Dom Sérgio E. Castriani,simbolizando a passagem do título. Inicialmente a missa foi celebrada por Dom Luiz, que pediu que fosse lida a Bula de Nomeação feita pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, cujo teor, depois, foi mostrado para o Colégio de Consultores e a assembleia, formada por bispos, padres e leigos.

Após a entrega do báculo, Dom Sérgio ocupou a cátedra, que é a cadeira, que sempre fica na catedral. Ao tomar assento na cátedra, dom Sérgio recebeu a autoridade para governar e dirigir a Arquidiocese de Manaus.

Desejamos ao novo arcebispo de Manaus a copiosa benção de Jesus - o Bom Pastor e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira do Estado de Amazonas. Não podem faltar as nossas orações na intenção da obra evangelizadora de Dom Sérgio Eduardo Castriani.
+ Dom Marcos Piatek, C.Ss.R.

Nenhum comentário: