sexta-feira, dezembro 22, 2006

PRELAZIA DE COARI SE PREPARA PARA XXXI ASSEMBLÉIA PASTORAL
São muitas as talas necessárias para tecer um tupé, da mesma forma se faz uma Assembléia de Pastoral, com seus infinitos detalhes que vão sendo tecidos com a participação de todos.
Desde o primeiro semestre do ano, a Coordenação de Pastoral da Prelazia, veio juntando os elementos necessários para prepararmos mais uma Assembléia Pastoral. Muitas são as correntezas, mas vamos aos poucos superando os desafios ao longo da jornada. E agora, estamos às vésperas de pormos em prática tudo aquilo que vem sendo planejado, pensado e repensado, para que a Assembléia transcorra na mais absoluta tranqüilidade e assim consegamos realizar os objetivos propostos.
Como já vem ocorrendo nos últimos anos, a cada Assembléia, procuramos enfocar uma mística, que vai nos ajudar a melhor direcionar a proa do barco. Este ano a mística proposta é “Lançai as redes para a pesca” do Evangelho de São Lucas, capitulo 5, versículo 4 e a justificativa para isso é a seguinte: Jesus espera que sejamos instrumento da salvação para os nossos irmãos e irmãs que ainda não o conhecem ou que estão afastados da Igreja. Portanto, se faz necessário e urgente atingirmos com nossas redes (pastorais, movimentos e atividades eclesiais) e aqueles que estão à margem dos lagos (da vida, da sociedade e da Igreja), a fim de transformar as situações de morte nas quais tantos vivem, em situações de vida e vida em abundância. Propomo-nos nesta Assembléia fazer a Avaliação das Pistas de Ação Evangelizadora da Prelazia, já que estamos na metade do tempo que foi proposto (quatro anos); a analisarmos nossa realidade, para com um olhar minucioso e crítico vermos tudo aquilo que está a nosso redor, influenciando de qualquer forma o nosso viver e até mesmo o nosso anúncio diante das injustiças sociais; também vamos fazer o estudo da Campanha da Fraternidade 2007 que tem como tema “Fraternidade e Amazônia” e o lema “Vida e Missão neste chão”. Nos momentos celebrativos destacaremos alguns aspectos significativos em nossa caminhada pastoral como a acolhida de Dom Joércio, que estará participando pela primeira vez da Assembléia do Conselho de Pastoral e do Centenário de fundação da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru.
A Assembléia acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Anori, e reunirá cerca de noventa e cinco representantes das paróquias e áreas missionárias da Prelazia, entre leigos, padres, religiosos e religiosas, para juntos tecerem o tupé da Evangelização nesta parcela da Igreja, na Amazônia, aqui no Médio Solimões.
Rezemos por todos que estarão participando desta Assembléia Pastoral e por todos aqueles que, de certa forma, estarão envolvidos nas demais atividades que também fazem com que a assembléia aconteça e alcance seu objetivo, bem como as famílias que hospedarão durante o período que estará acontecendo a assembléia, os agentes pastorais das demais paróquias e áreas missionárias da Prelazia.
A Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: