sexta-feira, fevereiro 22, 2008

I CONGRESSO DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Queremos com muito prazer partilhar com toda a Prelazia e aqueles que lêem este boletim em outras dioceses o que vivenciamos durante o Congresso da Infância Missionária da Prelazia de Coari.

O congresso não só nos ajudou a perceber os desafios para a missão, mas também a sentir a chama da missão ainda fumega, pois estamos assumindo firmemente o propósito de evangelização das crianças, adolescentes e jovens em nossas paróquias e áreas missionárias. Em muitos lugares não existiam mais os grupos da Infância, porém, o Espírito Santo nos trouxe novo ardor missionário. Alguns grupos estão se reestruturando e outros que caminham devagar, iniciando a caminhada, sentimos a falta de assessores e até mesmo o apoio da comunidade, contudo, a consciência missionária das crianças e adolescentes não as deixa desanimar.

A IM é uma grande força nas comunidades: na liturgia, nos eventos promovidos, nos encontros de formação, nos serviços diversos da comunidade. Muitos jovens engajados e comprometidos com a vivência coerente de sua fé, passaram pelos grupos da Infância. Acreditamos na força do nosso testemunho como pequenos missionários e missionárias atuantes na evangelização em qualquer lugar onde estejamos.

Aprendemos que ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é “fazer discípulos entre todos os povos”, e que “o coração da missão não é sair, partir, anunciar o Evangelho, mas tornar-se discípulo e convidar outros a se tornarem também” e ainda, que a missão é, antes de mais nada, se despojar de tantos elementos que constituem nossa identidade para nos aproximar dos outros. Tornar-se discípulo e missionário de Jesus significa acolher e fazer acontecer de fato o Reino de Deus no meio de nós. Com este espírito missionário de ir ao encontro do outro, seguindo o exemplo dos 72 discípulos de Jesus, saímos de casa em casa levando o anúncio da Palavra de Deus aos moradores de Caapiranga, fazendo um momento de oração com as famílias e a bênção dos lares.

De acordo com a Campanha da Fraternidade buscamos compreender qual a nossa verdadeira missão profética na Amazônia, começando pelo cuidado com o meio ambiente no qual vivemos. O lixo é um dos graves problemas que enfrentamos em nossos municípios, pois as pessoas não foram educadas para cuidar do lugar onde vivem, acham que o cuidado com a limpeza da cidade é só da administração pública e esquecem que também temos nossa parcela de colaboração para mantermos nossas cidades limpas. Por isso, no último dia do congresso realizamos uma caminhada ecológica coletando o lixo espalhado pelas ruas de Caapiranga, dando exemplo para os moradores de que estamos fazendo a nossa missão de cuidar desta obra criada pelas mãos de Deus, pois “a morte da floresta é o fim da nossa vida”. Por isso, enquanto é tempo, cuidemos da floresta, dos rios, da natureza em si, para que continuemos existindo.

A experiência vivenciada neste I Congresso da Infância Missionária foi marcante na vida de cada um de nós que participamos e esperamos que a semente lançada, fecunde e dê muitos frutos bons para que de fato o Reino de Deus aconteça entre nós.

Carlos Adalberto

Nenhum comentário: