sexta-feira, fevereiro 22, 2008

NOTÍCIAS DE DOM GUTEMBERG

Saudações no Senhor! “Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa de vossa comunhão no anúncio do evangelho, desde o primeiro dia até agora.” (Fil.1,3-5).

Visito a Província de Denver (EUA), para agradecer as orações e o apoio recebido durante os anos em que fui bispo prelado de Coari. Servi em nome de vocês e fui apoiado por vocês.

Como bispo de Coari, sempre me senti responsável diante de Deus e da Congregação Redentorista. O Bispo de uma Prelazia exerce seu ministério episcopal em nome da inteira Congregação. A razão está na própria definição de “Prelazia Territorial”. É uma porção do povo de Deus, identificada geograficamente para ser ajudada a crescer como Igreja. Seu objetivo é de se tornar, dentro dum futuro razoável de crescimento, Diocese (Igreja Particular completa). Esta é a tarefa da Congregação Religiosa como um todo. Alguém é tirado dentre os membros da mesma para dirigir o processo.

Como realizar tal meta, aprendi durante a viagem. Não houve cursos preparatórios e muito menos assessoria. Talvez seja a única situação deste tipo em toda a Congregação. Por mais de 32 anos, esforcei-me para dar de mim e fazer o melhor para realizar esta missão. Como padre da roça dede o nascimento, tentei reforçar a identidade duma Igreja amazônica: pobre, auto-sustentável (autônoma) e missionária. Iniciamos com planejamento pastoral participativo para despertar autoconfiança nas comunidades. Participando das decisões pastorais, os batizados cresciam na responsabilidade por sua Igreja, assumindo os diversos ministérios.

Ordenei o primeiro padre diocesano após 15 anos como bispo e de lutar por vocações para um clero próprio da Prelazia. Ordenando padres diocesanos foi possível iniciar o seminário menor da Prelazia que fortaleceu o programa vocacional para o clero diocesano. Infelizmente, antes de ter padres próprios, não foi possível encontrar quem aceitasse dirigir o seminário menor diocesano.

Para os leigos foram organizados treinamentos semanais nas pastorais e cursos anuais para lideranças comunitárias. Por muitos anos já realizamos Cursos de Férias em Teologia Pastoral e Ensino Social da Igreja para quem tem o segundo grau.

A Prelazia foi descentralizada com novas paróquias. Novas Congregações Religiosas (masculinas e femininas) aceitaram trabalhar na Prelazia. Assim toda a área rural está organizada em Comunidades de Fé Católica. As mesmas são visitadas pelo menos uma vez por ano e para elas são realizados treinamentos anuais com suas lideranças.

Durante todos esses anos, fui assistido por fiéis benfeitores: os muitos confrades redentoristas com pregações missionárias, espalhando informações sobre as necessidades da Prelazia para seus amigos, encorajando-me pessoalmente, trabalhando ombro a ombro na Prelazia de Coari. Sempre rezei por eles e sou grato a todos.

Ao renunciar ao ministério de bispo da Prelazia de Coari, meu último compromisso pessoal é visitar a Província de Denver para agradecer aos confrades.

Em Cristo rezo e agradeço a todos vocês e aos já falecidos de quem não esqueço.

Visito a Província para agradecer, mas também quero visitar os confrades e sinto-me bem pertencendo à CSSR e a Província de Denver. É um tempo de descanso para mim, antes de iniciar a nova missão que ainda estou discernindo.

+Gutemberg Freire Regis

Nenhum comentário: