sexta-feira, março 07, 2008

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008

Fraternidade e Defesa da Vida

“ESCOLHE, POIS, A VIDA”

A Campanha da Fraternidade deste ano traz para o centro de nossas discussões a temática sobre a “defesa da vida humana”, tão ameaçada em nossos dias, desde sua concepção até seu acaso natural.

Como discípulos-missionários somos convocados a defender a vida em sua plenitude, pois como diz Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

O lema da Campanha “Escolhe, pois a vida”, inspirado em Deuteronômio 30,19, onde Deus coloca diante do ser humano dois caminhos, um caminho que conduz à vida e um caminho que conduz à morte, nos propõe que escolhamos o caminho da vida, mesmo que tantas vezes sejamos induzidos a optar pelo caminho da morte, por parecer ser um caminho mais fácil de se caminhar.

Somos, pois, convidados nesta quaresma a revermos nossas atitudes com relação à vida, a olharmos para dentro de nós e nos perguntarmos sobre o que estamos fazendo com vida que Deus nos deu? Que importância e qual o valor que tem a vida para cada um de nós? Será que estamos de fato trilhando um caminho de vida ou um caminho de morte? E ainda: O que eu como cristão batizado estou fazendo para resgatar para o caminho da vida aqueles e aquelas que vivem a desperdiçar suas vidas no caminho que os conduz cada vez mais para a morte?

Que este tempo quaresmal e as reflexões sobre a Campanha da Fraternidade nos ajudem a dar maior valor à vida da pessoal humana, levando todos ao encontro daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida: Jesus Cristo.

Carlos Adalberto

Nenhum comentário: