sexta-feira, março 07, 2008

XXXII ASSEMBLÉIA PASTORAL

Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2007, realizamos em Codajás, a 32ª Assembléia Pastoral da Prelazia de Coari, onde reunimos 86 representantes das paróquias e áreas missionárias da Prelazia. Contamos com a presença de nosso bispo D. Joércio, dos religiosos, religiosas, padres diocesanos, leigos e leigas coordenadores de comunidades de fé católica, representantes dos Conselhos de Pastoral e de Finanças de cada paróquia, além da presença marcante de Dom Luiz Soares Vieira, Arcebispo de Manaus.

Vivenciamos três dias de muito estudo e aprofundamento de fé em nossa caminhada de discípulos missionários, no desejo de “reavivarmos o Dom de Deus que há em nós”, conforme (2Tm 1,6).

Dentre os assuntos apresentados um dos pontos que merece destaque foi a forma como Dom Luiz expôs sobre o Documento de Aparecida, de forma prática e dinâmica.

Um outro ponto de destaque foi a questão do Ano Eleitoral, apresentada pelo padre Wender José da Silva, que nos motivou a criar um grande interesse pelos fatos políticos que envolvem nossas vidas, apesar da desconfiança e descrédito na política brasileira. Não podemos nos conformar em ser analfabetos políticos, não podemos nos considerar alheios às questões políticas. Devemos, não só incentivar os leigos a atuarem neste campo, mas também acompanhá-los e ajudá-los neste processo democrático de bem exercer o poder, pois a ação política não se limita ao simples ato de votar. É importante acompanhar e partilhar. Na hora de votar temos de ter presente que o voto não tem preço, tem conseqüências para cada cidadão e para o país.

Essa Assembléia serviu de grande estímulo para nossas lideranças, trazendo um novo ânimo e motivando para uma melhor atuação na vida pastoral e social. Reavivando o Dom de Deus em nós, queremos assumir práticas concretas para que de fato o Reino de Deus se instaure em nosso meio.

Nossos agradecimentos à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, pelo empenho, carinho e determinação em fazer com que todos se sentissem bem e acolhidos.

Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: