quinta-feira, abril 10, 2008

ASSEMBLÉIA DO COMIRE NORTE I

No período de 29/02 a 02/03, aconteceu no Centro de Treinamento Maromba, em Manaus, a XI Assembléia do Conselho Missionário Regional Norte I, tendo como tema “A Missionariedade no Documento de Aparecida; Pistas concretas para nossa realidade”. Cerca de 27 representantes da Diocese de Roraima e das Prelazias de Tefé, Coari e Borba e da Arquidiocese de Manaus estiveram reunidos para este momento de partilha, estudo, reflexão e informação.

Diante do tema proposto, vimos a Caminhada das Conferências (Irmã Alzira Fritzen); Lugar da Missão, perspectivas missionárias e compromissos pastorais no Documento de Aparecida (Suyapa Sauceda); Aparecida realidade, perspectivas e prospectivas - Pistas para nossa realidade (Pe. Ronaldo Mendonça).

A titulo de informação, queremos comunicar que, no período de 1º a 4 de maio, acontecerá em Aparecida (SP), o 2º Congresso Missionário Nacional, tendo como tema: Igreja do Brasil, escuta, segue e anuncia. “Os congressos missionários têm como intenção reforçar a caminhada e a cooperação missionária daqueles que estão comprometidos com a ação missionária nos conselhos regionais”. A expectativa é de que 500 delegados participem deste evento. O nosso Regional está enviando15 delegados para participarem deste Congresso e cada diocese e prelazia terão direito a enviar um representante.

Além de ser uma preparação para o 3º Congresso Missionário Americano e o 8º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM3/Comla8), a realizar-se em Quito, Equador, no período de 12 a 17 de agosto deste ano, tendo como tema “América com cristo: escuta, aprende e anuncia”. O Congresso Nacional pretende refletir o projeto missionário da Igreja no Brasil em todas as suas dimensões; acolher práticas missionárias significativas a serviço dos pobres; fortalecer as comunidades missionárias e os Conselhos Missionários; articular os organismos e as forças missionárias no país; celebrar a caminhada da dimensão missionária; traçar novos caminhos e promover vocações missionárias.

Pedimos a todos que rezem pelo bom êxito deste 2º Congresso para que saibamos escutar e com coragem e determinação seguir Jesus e anunciar a Boa Nova a todos os povos.

Carlos Adalberto

Nenhum comentário: