I RETIRO DE COORDENADORES DE COMUNIDADE
No dia 30 de março de 2008, na Casa de Retiro Santo Afonso, estrada Coari-Mamiá, aconteceu o I Retiro de Coordenadores da Paróquia de Sant’Ana e São Sebastião,
O acontecimento tinha como objetivo traçar novas metas para o ano de 2008 em cada comunidade, decidir sobre a venda de bebidas e a promoção de bingões nos arraiais comunitários e a nova eleição do Conselho Paroquial.
No primeiro momento, houve uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, feita pelo Carlos Adalberto, onde se questionou sobre algumas formas de ameaças à vida nas comunidades e sobre possíveis soluções.
Num segundo momento, houve discussões para se decidir sobre a venda de bebidas alcoólicas nos arraiais. O resultado foi contrário à não-execução desta atividade, visto ser a bebida uma das drogas que mais afeta a vida de várias maneiras. E para compensar esta ação negativa da Igreja, pretende-se trabalhar mais na melhora da participação dos dizimistas das nossas comunidades e na conscientização de nossos deveres de cristãos para com a nossa Igreja.
Foi decidido também que os arraiais continuariam em cada comunidade, sem pressionar o comércio local, dispondo-se apenas a aceitar donativos dos comunitários. E em relação aos bingos, foi decidido em votação que serão promovidos apenas três: o de São Sebastião (padroeiro da paróquia), o de Sant’Ana (padroeira da prelazia) e o de São Francisco.
No final da tarde, o seminarista Edson, compareceu ao local para fazer alguns esclarecimentos, dada a ausência do pároco padre Inácio, e expôs sobre algumas mudanças previstas na paróquia, dentre as quais:
· Mudança do escritório da paróquia e de outras entidades pastorais para o prédio da Rádio;
· Agregação de mais duas comunidades à paróquia: Saubinha e Itapéua;
· A venda das kombis da Congregação cujo dinheiro será doado à paróquia;
· A compra de outro carro para ajudar nos trabalhos pastorais, dentre eles o acesso às comunidades mais longínquas;
· A venda de um terreno ao lado da casa das Irmãs cujo lucro será aplicado na reforma da Catedral;
· A eleição da nova Assembléia Pastoral no próximo dia 26 de abril, com posse dos seus novos membros durante a celebração da missa do domingo, 27.
Nossos objetivos foram alcançados com êxito.
Espera-se que as decisões tomadas pelo grupo de coordenadores possam ser aceitas e que, apesar das mudanças sejam aplicadas para melhorar cada vez mais os trabalhos pastorais e fazer crescer o espírito de colaboração entre nós que lutamos por uma Igreja mais viva em defesa da vida.
“Toda mudança requer aceitação para uma boa adaptação.”
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