quarta-feira, junho 11, 2008

JM REALIZA LEVANTAMENTO DAS FAMÍLIAS DO BAIRRO DA LIBERDADE

O Grupo da Juventude Missionária da Comunidade Divino Espírito Santo, realizou nos dias 12 e 13 do mês de abril, um levantamento das famílias do Bairro da Liberdade. O objetivo foi fazer um diagnóstico e sabermos quantas famílias católicas e não-católicas residem naquela localidade e articular o povo católico para a celebração do culto, a reza do terço, a catequese, o estudo bíblico e, em breve, fundar uma nova comunidade na paróquia com a iniciativa da Juventude Missionária.

Com a ajuda do Padre João Gouger e do Grupo JUAF foram entrevistadas 84 famílias, sendo que 26 são evangélicas e 58 são católicas.

Neste diagnóstico foi possível também constatar: 1) quanto à situação de emprego: em apenas 20% das famílias do bairro o pai e a mãe estão empregados; 28% só o pai é empregado; 10% só a mãe é empregada e 25% o pai e mãe estão desempregados. 2) quanto à escolaridade: 9% não são alfabetizados; 64% têm apenas o ensino fundamental; 29% possuem o 1º grau completo; 32% não concluíram o 1º grau; 21% possuem o 2º grau completo; 10% não concluíram o 2º grau e 2% estão cursando ensino superior. 3) quanto à situação conjugal: 21% dos casais são casados e 58% não são casados. 4) quanto à idéia de organizar o povo para celebração, catequese e estudo bíblico: 27% acharam a idéia ótima; 41% acharam boa; 1% péssima; 1% ruim e 14% não opinaram.

O resultado deste levantamento será encaminhado ao pároco para que o mesmo possa tomar as providências cabíveis e quem sabe possa ser construído um barracão no terreno doado para a Igreja, a fim de que o povo possa se reunir para a celebração da palavra, o culto infantil, a catequese, etc.

Isto é apenas o início, ainda falta muito a ser feito, mas espera-se que esta iniciativa possa ser o começo de uma longa e bonita caminhada de fé.

Carlos Adalberto - Assessor

Nenhum comentário: