terça-feira, novembro 13, 2012

BILHETE DO BISPO

PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NA PRELAZIA DE COARI


Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone Nossa Senhora “Salus Populi Romani – A Protetora do Povo de Roma” chegaram às 16h45min. do dia 13 de setembro, vindos da Prelazia de Tefé. A comitiva foi encabeçada por Dom Sergio Castriani, Bispo de Tefé, pelo padre Zenildo, Secretário Executivo da CNBB Norte 1, pelos padres Carlos Eduardo e Mellon, o Diácono Francisco e trinta jovens representando a Prelazia de Tefé. 



                             
Após o desembarque a grande procissão seguiu para a Catedral onde houve uma celebração da acolhida e a reflexão feita por Dom Marcos Piatek. Em seguida houve uma carreata pelas ruas, visitando as três Paróquias da cidade.

                               
                                         
Começou o tempo de graça para a nossa juventude. Durante a peregrinação das relíquias da JMJ em Coari foi suspensa a campanha eleitoral na cidade, para dar mais espaço e tempo para a oração e a reflexão da nossa juventude.

O primeiro dia da visita da Cruz e do Ícone da JMJ na Prelazia foi marcado pela euforia e emoção dos jovens presentes de todas as paróquias da Prelazia. No segundo dia foi o momento de encontros com os alunos das escolas e com os jovens universitários. Para este momento foram organizados três núcleos de concentração por divisão paroquial, de forma a atingir a classe estudantil do município. À noite na Catedral, houve a solene celebração eucarística da Exaltação da Santa Cruz. Após a missa os jovens realizaram uma vigilia de oração.

No terceiro dia, pela manhã, os símbolos da JMJ foram levados para o Auditório Municipal onde aconteceu um simpósio com exposição, vídeos. Os Temas de debatidos foram: O JOVEM E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA (Prof. Charles da UFAM) e O DESAFIO DE SER JOVEM CRISTÃO NOS DIAS DE HOJE (Edney da PJ da Arquidiocese de Manaus). A noite foi celebrada na Praça da Catedral a MISSA DA JUVENTUDE e em seguida o SHOW MUSICAL, onde os jovens puderam mostrar seus talentos musicais. A atração principal foi a Banda Jovem Marcos.

No dia 16/09, foi celebrada pela manhã a missa de envio. A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora juntamente com uma comitiva formada por Dom Marcos Piatek, Pe. Agnaldo, Coordenador de Pastoral, Pe. Luiz Carlos, Assessor da PJ da Prelazia e os jovens Ziwaner e Paulinho e também o Pe. Zenildo Lima, Secretário Executivo da CNBB Norte 1, seguiram viagem com destino a Prelazia de Borba. No dia seguinte, chegamos ao porto de Borba, já de longe foi possível avistar a Basílica e uma grande imagem de Santo Antônio.

Como as águas do Rio Madeira já começaram a baixar, levar a cruz à cidade foi meio difícil, devido à altura do barranco. Chegando as ruas da cidade, foi realizada uma carreata com os símbolos da JMJ, em seguida houve a Missa Campal em frente à Catedral, presidida pelo Bispo de Borba Dom Elói e concelebrada por Dom Marcos Piatek, Pe. Zenildo, Pe. Luiz Carlos e os padres da Prelazia de Borba. No começo da Missa Dom Marcos Piatek passou oficialmente a Cruz da JMJ às mãos de Dom Elói. Assim terminou a Peregrinação da Cruz da JMJ e do Icone "Salus Populi Romani" na Prelazia de Coari.

+ Dom Marcos Piatek, C.Ss.R.





Nenhum comentário: