quarta-feira, setembro 15, 2010

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Criada em 26/10/1870
CNPJ: 05 554 787/0004-08
Pároco: Pe. Valdivino Araújo
Nascido a 23/08/81 Ordenado em 22/08/2009
Endereço: Praça Dom Mário, nº 21 – Centro
CEP. 69450-000 Codajás – AM
Tel.Fax: (97) 3353-1139
E-mail: vlbanzeiro@hotmail.com


Escritório Paroquial
Endereço: Praça Dom Mário, nº 21 – Centro
CEP. 69450-000 Codajás – AM
Secretária: Deucineis Lima da Silva
Tel.Fax: (97) 3353-1139 E-mail: pnossasenhoradasgracas@gmail.com
MSN(bate papo): pnossasenhoradasgracas@gmail.com

quinta-feira, setembro 02, 2010

Boletim da Prelazia de Coari
Edição Nº 288 Julho-Agosto 2010

Bilhete do Bispo



Mês de Sant’Ana. Padroeira da Prelazia de Coari

Como padroeira, ela está ligada a Igreja Local – chamada Prelazia de Coari. É a Igreja Católica todinha presente no Médio Solimões. Aqui – estas comunidades de fé católica – unidas e reunidas a seu bispo – encontram todos os recursos de salvação eterna oferecidos por Cristo através de seus ministérios e seus sacramentos. Sinais seguros e garantidos que o poder de Deus faz acontecer aquilo que os sinais fazem aparecer. O que aparece nos gestos e palavras dos sacramentos realmente acontece pelo poder de Deus.

Celebrar um padroeiro é celebrar a identidade de fé das pessoas daquela localidade. Esta festa que era só dos católicos de Coari, tornou-se festa dos padroeiros de todas as paróquias que agora são em número de dez e são as seguintes: Nossa Senhora de Nazaré e Cristo Libertador em Manacapuru, São Sebastião em Caapiranga, Nossa Senhora de Nazaré em Beruri, São Francisco em Anamã, Imaculada Conceição em Anori, Nossa Senhora das Graças em Codajás, São Pedro e São João Batista, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sant’Ana e São Sebastião em Coari.

Essa realidade foi muito bem celebrada no tríduo dos 40 anos da Prelazia de Coari com a Imagem de Sant’Ana peregrinando de paróquia para paróquia com grande devoção e participação popular. Nosso hino – tão tradicional em Coari, ecoou em todas as paróquias “Oh Ana Santa e Gloriosa, mãe da mãe do nosso Deus”.

Sant’Ana Catequista

A imagem de Sant’Ana venerada na Catedral em Coari destaca Sant’Ana com sua filha Maria estudando a Lei de Deus. Ana ensinando Maria a Palavra de Deus nos Livros Sagrados. Talvez, o ministério de catequista destacado na imagem da padroeira da Prelazia de Coari, relembra para todos nós, para toda nossa Igreja, a importância da catequese. Não aquela catequese da Primeira Comunhão. Sant’Ana indica aquela catequese para a vida que começa no berço, passa aos pés dos pais e se completa no meio da comunidade na caminhada sacramental.

Ana é o exemplo de mãe catequista, mãe missionária dentro da família. Não foi por acaso que sua filha estava preparada para corresponder ao chamado e a responsabilidade de ser a mãe de Jesus de Nazaré.

+ Gutemberg


Como é bom os irmãos estarem juntos!
São muitos os guerreiros e guerreiras que vivem e trabalham neste vale verde; oriundos de muitas partes do mundo dedicam suas vidas sem exigir quase nada apenas o amor à missão. Aqui na Prelazia os guerreiros são americanos, poloneses, amazonenses, paulistas, mineiros, goianos, etc. Ambos sabem que a missão é a razão de estar aqui. Nos dias 19, 20 e 21 de julho, nós padres diocesanos: Agnaldo Silva (Caapiranga), Carlos Enrique (Anamã), Elcivan Alencar (estudante), Valdivino Araújo (Codajás), Wender José (Anori) e os Diaconos Francisco Assis e Luis Carlos (Manacapuru), reunimo-nos para estarmos juntos, partilhar a vida e saborear a presença um do outro, já que é raro um missionário avistar o outro a quilômetros. A alegria é geral, é como encontrar um irmão que há tempos não se via e se alegrar com sua presença. Assim somos nós guerreiros deste pedaço verde da Amazônia.

Em Anamã, pequena paróquia cravada no paraná do mesmo nome, chegamos na tarde de segunda-feira para o almoço; o anfitrião pároco-reitor do Santuário de São Francisco do Anamã Pe. Carlos Enrique (paulista) nos acolheu com e nos proporcionou um lugar aconchegante e tranqüilo para a festa.


Partilhas, passeios e gargalhadas foram os pontos altos do estar juntos, jogando dominó, tocando violão; assim a fraternidade sacerdotal se reuniu no lago do Arixi pequena vila de águas escuras cravadas no meio da floresta. No dia anterior os missionários queriam passear e escolheram a Paróquia de Caapiranga para visitar; em uma hora e meia de lancha chegamos em Caapiranga e o pároco nos acolheu e nos proporcionou um maravilhoso almoço. Voltando a Anamã, nos preparamos no dia seguinte para irmos ao lago na lancha paroquial.


Todo o esforço e feito, todas as possibilidades nos são dadas para vencer as distâncias pelo menos duas vezes ao ano para estarmos juntos, os missionários da Amazônia. Ad maiorem Dei gloriam!


Pe. Agnaldo Silva
Paróquia Sant’Ana e São Sebastião - Coari


Aconteceu aqui na nossa paróquia a festa da Padroeira da Prelazia nos período de 17 a 26 de julho: Sant´Ana, foi um tempo bonito de expressão de fé
e da participação dos irmãos e irmãs fieis. O tema desde ano para o novenário foi: A unidade na diversidade - reavivar a fé.
A participação das pessoas nas noites de novenário foi muito boa e as nossas noites de festejo com leilões, venda de comidas típicas, binguinhos ajudaram com que as noites da cidade fossem bem movimentadas, tanto na parte religiosa quanto na parte social do festejo.
No encerramento tivemos uma manhã com missa para nossos irmãos e irmãs idosos e enfermos, um momento de muita fé. Na parte da tarde,
aconteceu a procissão com a imagem de Sant´Ana, após a missa campal na Praça da Catedral que foi presidida pelo Administrador Apostólico Dom Gutemberg Freire Regis. Além do bispo, estavam presentes
os padres que trabalham na cidade, nas Paróquias de São Sebastião (padres redentoristas), São Pedro e São João Batista (Padres Edinaldo e Zezinho), como também da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Raimundo Gordiano.

No dia 18 tivemos uma bonita celebração na catedral, às 8h da manhã, para as crianças que estão se preparando para receber
a Primeira Eucaristia. Conseguimos envolver as cinco comunidades da paróquia e já temos data marcada para o próximo encontro: que será no dia 15 de agosto, na Comunidade Divino Espírito Santo, com missa para as crianças, as 8h da manhã.

No dia 31 de junho, aconteceu a Primeira Missa-Jovem, envolvendo todos aqueles que estão se preparando para receber o Sacramento da Crisma,
juntamente com a Pastoral da juventude e o Ministério Jovem. Foi uma celebração bem animada com a presença de muitos jovens da paróquia,
e em seguida tivemos uma noitada com vendas de comidas e muita música.

Por esses dias, a Paróquia de Sant’Ana recebeu a visita do Pe. José Levinus, natural de Santa Catarina que veio fazer uma experiência de missão
junto com a Pastoral Ribeirinha. Pe. José completou 25 anos de vida sacerdotal e pediu para vim aqui para Coari fazer este encontro com
nossos irmãos e irmãs da zona rural, oxalá que mais padres pudessem vim fazer momentos assim aqui conosco.
Agradecemos ao Pe. José e pedimos que Deus
continue abençoando a vida sacerdotal dele.

Pe. Seni Santos, C.Ss.R. - Pároco

Paróquia São Pedro e São João Batista - Coari

“Não saia da CARIDADE para não sair de Deus”. Essas são palavras motivadoras e consoladoras do Papa João XXIII.

Há poucos dias aconteceram os nossos festejos de São Pedro e São João Batista. O festejo foi realizado no período de 15 a 29 de junho, com o tema: “São Pedro e São João conscientizando para a economia e vida”. Tivemos a oportunidade das demais paróquias de Coari celebrarem juntos conosco, lembramos com muito carinho dos padres que contribuíram, presidindo celebrações nessas noites de novenário, confiado a eles: Pe. Seni, Pe. Amarildo, Pe. Raimundo Gordiano, Pe. João Batista, Pe. Zezinho e Dom Gutemberg. “Dou graças contínuas a Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, em minhas orações por todos vocês. Pois sei da sua firme fé em Jesus e da caridade que vocês manifestam a todos” (Cl 1,3-4).
Agradeço a todos que nos ajudaram e fizeram abrilhantar o nosso festejo. São tantas pessoas generosas que não dá para expor seu nome neste texto, mas Deus conhece a cada um e, sem dúvida, dará em dobro a recompensa.
Realizamos também nosso Bingão com 52 valiosos prêmios. Agradecemos todas as pessoas que nos ofertaram prêmios para arrecadar recursos para a nossa paróquia, que está na fase de organização estrutural, para assim avançarmos na evangelização de modo mais eficaz e eficiente.
Nossa Senhora, mãe da Igreja da Amazônia e do mundo inteiro, guie de perto todos os que contribuíram nesse festejo. Desde já expresso meus sinceros agradecimentos. Sem você, certamente, nossa paróquia não teria sido animada e bem dinâmica. Assim, o povo de Coari tem seu coração carregado de generosidade e um forte espírito de caridade e comunhão. Com amor e carinho de pastor.

Pe. Edinaldo Nascimento dos Santos.
Pároco
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Coari
“A paróquia é uma porção do povo de Deus...’’. Nela se faz presente a face de Deus Pai, de Jesus Cristo salvador e do Espírito Santo santificador e inovador da vida. A igreja presente por todo o mundo realiza, na realidade concreta de cada paróquia, sua tarefa evangelizadora. Enquanto instituição, pertencente a uma diocese (prelazia) a paróquia tem seu desenvolvimento mediado pela bênção de Deus e pela ação humana. Sob a responsabilidade do pároco e a co-responsabilidade de todos os fiéis.
Desde o dia 07/02, quando cheguei a Coari, procuro imprimir um ritmo de vida e trabalho favorável ao meu próprio ritmo e ao das lideranças paroquiais. A experiência é enriquecedora, pois sinto estar conseguindo acompanhar os passos e motivar as lideranças de nossas comunidades a inovar a qualidade e velocidade da caminhada. Entre as conquistas e os desafios, eis os sinais de avanços:
 O CPP se reúne ao terceiro sábado mensalmente, para repasse de informações, decisões e aprofundamento de algum tema;
 Os CPCs - Cada uma das três comunidades (São José, Santa Luzia e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) reúne sua coordenação mensalmente para avaliação, formação e tomada de decisões coletivamente;
 Nova Comunidade - no dia 27/06, os comunitários do bairro Pera IV, reunida em oração, após a santa eucaristia, escolheu o padroeiro dessa nova comunidade. As 40 pessoas da comunidade presente escolheram e confirmaram Santo Expedito como o inspirador e protetor da comunidade.
 A casa paroquial - O maior projeto para este ano é a construção da casa paroquial. Até sua construção, o pároco reside na casa do bispo. Cada comunidade se organiza e realiza promoções a fim de ajudar na realização desse projeto.
 O Programa sinal de fé está no ar nas Comunidades Santa Luzia (sábado, às 19h, antes da missa) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no sábado às 6h. A comunidade de São José está organizando seu sistema de som.
 Missa dominical à noite – no dia 27/06, celebramos a primeira missa de domingo à noite, às 19h30. Cada comunidade se responsabiliza por um domingo, visto que essa missa tem um caráter paroquial.
 O mês vocacional e a Ordenação Presbiteral de Francisco Assis - o mês será dinamizado pela Pastoral Familiar e Catequética. A Pastoral Familiar, organizou a celebração da HORA DA FAMÍLIA nas demais pastorais, realizando visitas e encontros familiares. A Pastoral da Catequese, além de participar da HORA DA FAMÍLIA também reza em cada encontro catequético o Terço Vocacional, divulgando e motivando os comunitários ao grande momento de nossa prelazia na ordenação presbiteral do diácono Francisco Assis Libório Rodrigues, para a qual a paróquia já está em preparação.
Dentre os desafios enfocamos: o fomento da responsabilidade pela comunidade e a co-responsabilidade paroquial e diocesana; a superação de qualquer partidarismo que venha atrapalhar a caminhada da evangelização; o envolvimento de mais pessoas, a formação de novos agentes na evangelização.

Pe. Raimundo Gordiano
Pároco

quarta-feira, setembro 01, 2010

PJ Rumo ao VI CONFEST


A Pastoral da Juventude é um jeito jovem de evangelizar a juventude, pautada na experiência de Jesus, na vida dos jovens, no desafio de despertar sua paixão pela vida, pelo Reino e a uma visão e atitude crítica frente à realidade sempre de acordo com o Evangelho.

Desde 1983 há o esforço em desenvolver a missão da pastoral em nível Prelatício, isto é, com um plano conjunto entre as paróquias. Os frutos são muitos: lideranças pastorais, sócio-políticas, boas famílias formadas, padres, religiosos/as.

Estamos no VI CONFEST – Congresso e Festiva DE Música da Pastoral da Juventude da Prelazia de Coari – grande fruto destes anos de trabalho. Agradecemos a ajuda, o apoio e o incentivo de tantas pessoas ao longo desses anos na realização desse evento a acontecer nos dias 03, 04 e 05 de setembro de 2010, na Paróquia Santuário São Francisco do Anamã. Conta-se entre todos os participantes 176 pessoas das 10 paróquias de nossa Prelazia e visitantes de outras Dioceses e Prelazias do Regional.

O investimento é grande em tempo, material, dinheiro, certos de nossa colaboração na contínua tarefa evangelizadora da Igreja.

Pe. Raimundo C. Gordiano

Assessor Eclesiástico.


SEMINÁRIO DO LAICATO

REGIONAL NORTE I

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, aconteceu no Centro de Treinamentos Maromba, em Manaus, o Seminário do Laicato do Regional Norte I com o objetivo de reativar o laicato no Regional. Este seminário nasceu da reivindicação de alguns participantes da Assembléia da CNBB Regional ocorrida no ano passado.

O seminário serviu para fortalecer a nossa caminhada de leigos e leigas comprometidos com a construção do Reino de Deus. Segundo Pio XII, “leigos e leigas são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja”. Todos nós somos Igreja, portanto, estamos no mundo. Somos sal e luz, fermento... mais o que converte é o testemunho... (Doc. de Aparecida).

Durante este três dias de seminário nos foi apresentado conteúdos do Caderno de Formação do CNLB – Especial. Leigos e leigas de objeto a sujeito eclesial. Um estudo sobre o laicato, falando sobre a prática de Jesus Cristo, a Igreja e seus modelos, antes e depois do Vaticano II, a co-responsabilidade e comunhão, o laicato nos documentos da Igreja e a organização dos leigos e leigas em conselhos.

No final do seminário, foi criada a Comissão de Articulação do Laicato do Regional Norte I, formada pelas seguintes pessoas: Nilson Moreira Pereira, Maria de Lourdes Morgado Zaranza e Kátia Serudo da Silva (Arquidiocese de Manaus), Jean Robson Pinheiro (Prelazia de Tefé), Urlândia Alves de Oliveira (Prelazia de Coari) e Jone Marcos Carneiro (Diocese de Roraima).

A nossa prelazia esteve representada por José Maurício, Urlândia de Oliveira e Pe. Zezinho.

Coordenação de Pastoral


ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DA CÁRITAS

A Prelazia de Coari, na pessoa de Alcilete Carvalho e Jeimeson Caldas Lira, participou do encontro de capacitação pedagógica da Cáritas, realizado em Manaus no dia 12/08/2010.

A programação seguiu-se nos dias 13 e 14 com o Encontro Inter-regional da Cáritas Norte I, contando com a presença de outras dioceses e prelazias do nosso regional: Tefé e Parintins. Para nós este encontro serviu de motivação para a nossa rede de solidariedade.

Coordenação de Pastoral

Plantando Esperança

Aconteceu nesse mês de julho mais uma etapa dos nossos Cursos de Férias. Em Codajás o Curso de Fé e Cidadania chegou a sua quarta e última etapa e em Manacapuru o Curso de Lideranças Cristãs e Escola Catequética se enceraram também.

Nesses anos que estou em Coari, tenho viajado como nunca antes; posso dizer que mais ou menos a metade do ano passo viajando. Em janeiro e julho tenho trabalhado na área da formação humana e cristã de jovens e adultos que fazem um caminhada na Igreja Católica. Ao todo, foram seis cursos acontecidos, sempre nos períodos das férias escolares e mais ou menos umas 500 pessoas participaram deles.

Quase não tenho comentado no blog minhas atividades como padre, uma vez que ele tem como objetivo fazer uma leitura crítica da nossa região. Tem sido uma experiência muito enriquecedora, minha surpresa é a participação dos jovens nesses cursos. Estando com eles, tenho sentido como eles não aceitam nossos políticos, por mais submissos que sejam por uma questão de emprego e sobrevivência. E que estão a procura de um mundo melhor, com mais vida e esperança.

Durante esse período foram dezenas de professores/assessores que convivi diretamente. Gente de várias áreas de estudo, da teologia, filosofia, direito, sociologia, jornalistas, entre outros. Essa convivência foi bastante saudável, de todos eles me fiz aprendiz. Alguns deles de outras regiões do Brasil.

Porém, o que mais valeu nesse tempo foram as viagens, onde convivi com nosso mundo, nossa gente e cultura. Me pus em contato com nosso povo das cidades entre Coari e Manaus, ouvindo deles seus sonhos e esperanças, desafios e lágrimas. Alimentando-me dos mais diversos animais da floresta e bebendo nossos vinhos e licores. Tudo manjar dos deuses! Nessa convivência ouvi as mais diversas histórias de pessoas que não aceitam seus destinos tão cruéis e da estrutura de morte na qual vivem. Gente que tem sonhos e projetos e acreditam num mundo melhor, noutro mundo, mais ainda nesse.

Confesso que construir e realizar esses cursos não foi fácil, mas encarei a cada um, como desafios que poderia junto com outras pessoas, superar. E foram superados.me esforcei diante da construção de uma logística, às vezes, sem lógica, e na ousadia conseguimos os objetivos realizar. Acredito que é com educação e cultura que podemos transformar realidades e mundos; por isso, tenho me esforçado para fazer a minha parte e realizar esses cursos. Se irão dar frutos? Isso só o tempo e Deus responderão. Mesmo sabendo que os frutos podem ser poucos e pequenos; mais carregarei sempre comigo a certeza de que tive a ousadia de semear sementes!

Pe. Zezinho

Paróquia Sant'Ana e São Sebastião

Criada em 1774

CNPJ: 05 554 787/0002-38

Pároco: Pe. João Batista de Almeida,C.Ss.R.

Nascido à 11/08/1959 Ordenado em 02/08/1987

Endereço: Rua 15 de Novembro, nº 325 – Centro

CEP. 69460-000 Coari – AM Caixa Postal 50

Cel. (97) 8117-3280 Tel. (97) 3561-3567

E-mail: jbatista_44@hotmail.com



Escritório Paroquial:

Praça São Sebastião, 228 Centro CEP. 69460-000 Coari – AM

Secretária: Francisca Cleide Viana da Silva

Tel. (97) 3561-2177

E-mail: p.santanasaosebastiao@hotmail.com

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Criada em 1907

CNPJ: 05 554 787/0003-19

Pároco: Pe. Inácio Raposo da Silva, C.Ss.R

Nascido a 09/07/69 Profissão Religiosa em 09/02/97 Ordenado em 26/12/00

Endereço: Rua Padre Rafael, s/nº – Centro

CEP. 69400-000 Manacapuru – AM Caixa Postal 06

Tel./Fax (92) 3361-1178 Cel. (92) 8164-6348

E-mail: inaciocssr@yahoo.com.br ou inaciocssr@hotmail.com

Escritório Paroquial

Av. João XXIII, nº1451 Centro

CEP. 69400-000 Manacapuru – AM

Secretárias: Gracilene Rocha e Gilcineide Conceição de Oliveira

Tel. (92) 3361-1929 E-mail: paroquiamanaca@hotmail.com

Paróquia da Imaculada Conceição

Criada em 13/04/1975

CNPJ: 05 554 787/0005-80

Pároco: Pe. Wender José da Silva

Nascido à 04/10/75 Ordenado em 08/12/2001

Endereço: Praça Capitão Pedro Silva, s/nº - Centro

CEP. 69440-000 Anori – AM

Tel./Fax: (97) 3352-1152

E-mail: wenderjose.silva@hotmail.com

Escritório Paroquial:

Endereço: Praça Capitão Pedro Silva, s/nº - Centro

CEP. 69440-000 Anori – AM

Secretária: Nívia Maria Batista Moura

Tel.Fax: (97) 3352-1152

E-mail: paroquiadeanori@gmail.com

MSN (bate papo): paroquiadeanori@hotmail.com


Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Criada em 11/05/1980

CNPJ: 05 554 787/0006-61

Pároco: Pe. Antônio de Melo Cardoso

Nascido à 03/02/1966 Ordenado em 04/11/1995

Endereço: Rua Castelo Branco, nº 91 - Centro

CEP. 69430-000 Beruri – AM

Tel. (97) 3351-1245 E-mail: pe.cardoso@hotmail.com

Escritório Paroquial

Secretária: Maria Tabita Maciel

Endereço: Rua Castelo Branco, nº 91 - Centro

CEP. 69430-000 Beruri – AM

Tel. (97) 3351-1001